top of page

Ansiedade : COMO PODEMOS IDENTIFICAR ?

Atualizado: 4 de nov. de 2024




Você provavelmente já deve ter se perguntado "o que é ansiedade e como podemos identificá-la?"; "Como saber se tenho ou não ansiedade?"; ou até mesmo, "será que fulano(a) tem ansiedade?", ou "como posso ajudar esta pessoa?"

Este post vem para tentar te ajudar a responder um pouco estes questionamentos, para que você possa entender melhor sobre o que é ansiedade, como reconhecê-la e até como se ajudar ou ajudar outra pessoa que esteja passando por isto neste momento.

A ansiedade é uma emoção natural ao ser humano, ela funciona como um mecanismo de defesa, onde quando nos vemos diante de uma situação de "perigo", possamos reagir, "correr", fugir. Mas ela se torna patológica, quando passamos a nos sentir constantemente ansiosos, apresentando sintomas psicológicos e físicos, que acabam atrapalhando e prejudicando nosso dia à dia, nossa rotina diária e até mesmo, os relacionamentos (com colegas de trabalho e/ou escola, faculdade, familiar, amoroso).

Quem sofre com o transtorno de ansiedade, frequentemente apresenta uma mente mais acelerada, com excesso de pensamentos e preocupações, fazendo com que a pessoa se torne normalmente mais inquieta, algumas vezes, até mesmo apresentando dificuldade em ficar parado, focar em alguma tarefa e até mesmo, dificuldade em relaxar.

Podemos identificar alguns sintomas mais comuns em pessoas que estão sofrendo com ansiedade, como por exemplo: suor excessivo; boca seca; mãos tremulas; inquietação (algumas, se não grande parte, pernas inquietas); irritabilidade; mudança frequente de humor; instabilidade comportamental; medo com relação algo ou futuro; insegurança; dificuldade de concentração; fadiga; palpitações e/ou dores no peito; taquicardia; pavor de uma situação difícil; falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes; falta de ar, entre alguns outros.

Para poder diagnosticar se é ou não uma ansiedade, o recomendado é você buscar ajuda de um profissional habilitado de saúde, um psicólogo ou um psiquiatra. Em casos em que a pessoa está fisicamente se sentindo mal, é muito importante levá-la ao pronto atendimento, para que ela seja atendida.

Podemos ajudar a pessoa que está passando por ansiedade, tentando ajudá-la nas suas atividades cotidianas, até para que ela se sinta menos sobrecarregada com seus afazeres; podemos também conversar com esta pessoa, deixando ela falar sobre seus medos, angustias e incertezas, sem questionamentos, mas principalmente, podemos orientá-la a fazer terapia com um psicólogo(a) habilitado, que irá oferecer um apoio e suporte emocional adequado a pessoa que está passando por um transtorno de ansiedade. Assim, como procurar um psiquiatra, para avaliar a necessidade ou não daquela pessoa fazer uso de alguma medicação, para ajudá-la.

É importante lembrar que todos nós podemos passar em alguma fase ou momento de vida, que vamos apresentar ansiedade, mas é importante salientar que busque ajuda de um profissional o quanto antes, para que ele te avalie.

BUSQUE UM PROFISSIONAL HABILITADO E DE CONFIANÇA!


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

©  2021 por Clínica de Psicologia e Consultoria

Rua  Feijó 86, Centro, Guaratinguetá, SP, 12500-320

  • Grey Instagram Ícone
  • White Facebook Icon
SW Psicologia e Consultoria Ltda
Rua Feijó, 86 -  Centro - Guaratinguetá​
​Cnpj: 33.310.752/0001-08
Telefone: 12-3127-9177
WhatsApp: 12-3127-9177​
Consulta só será realizada mediante a confirmação do pagamento online.
Políticas de uso
​​​
​​
bottom of page